"Porque sim" não é resposta!

Para quem acompanha meu trabalho, pode ser um choque saber que eu não dou apoio à ideia de que aprender pode ser divertido.

Não. Eu sou um pouco mais radical nesse aspecto: para mim, não existe aprendizado sem diversão.

E essa é uma ideia muito simples de se entender.

As coisas que a gente aprende porque é obrigado ficam muito menos tempo gravadas na nossa cabeça que aquelas que a gente sente prazer em aprender.

É por isso que aquele aluno que não consegue decorar as fórmulas de física sabe de cor a escalação da Seleção pra Copa de 94, por exemplo.

Não precisa ser nenhum gênio, nem fazer Pedagogia, pra perceber a solução aqui: é só vestir as coisas que o aluno precisa saber com coisas que ele gosta de saber.

Se eu disser que mitrocôndria é um organismo de origem extracelular que passou a ter uma relação simbiótica com a célula que a cerca, é capaz de você ter esquecido quando chegar ao final da frase.

Mas quando você aprende que o Venom é um organismo de origem extraterrestre que passou a ter uma relação simbiótica com o Peter Parker, você não esquece mais.

Então por que não juntar as duas coisas?

A função de um professor é passar conhecimentos ao aluno, não fazer ele decorar a matéria pra uma prova e depois esquecer, pro resto da vida. Se isso acontece, o professor fez seu trabalho muito mal.

Pode parecer estranho para um adulto ver uma aula ou prova com elementos midiáticos que não fazem parte do "mundo da educação" (argh!), mas é exatamente indo atrás dos interesses dos alunos que o professor, bem, interessa ele na matéria.

Eu cresci assistindo programas como O Mundo de Beakman, Glub Glub, Castelo Rá-tim-bum e X-Tudo, que praticamente me enganaram para que eu aprendesse!

E, quer saber? Deu muito certo.

Não é à toa que eu peguei tanto gosto por aprender que resolvi ensinar.

O título desse post saiu de Castelo Rá-tim-bum! ;)

No comments yet.

Write a comment: